terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Opinião: Anjo Mecânico - Cassandra Clare

Encontra aqui a sinopse



Em primeiro lugar devo dizer que se pode ler este livro sem se ler os outros. Há nomes e personagens iguais porém não há uma relação directa entre livros até porque este é no tempo da Rainha Vitória em Londres, Inglaterra, é como indica o nome da colecção "as Origens" e explica como algumas coisas apareceram. Entre elas, objectos de combate e de investigação.
Quanto à história em si, comparando aos outros livros, é muito parecida. O Jace (dos três primeiros livros) tem uma personalidade igualzinha à de Will (personagem principal deste livro). As personagens femininas também são muito parecidas e sem dúvida a autora não perdeu muito tempo a criar novas relações pois mesmo em termos de "famílias" temos coisas iguais. Encontramos o famoso problema que já existia nos outros: “perdi a minha família e agora? Ah, bolas, afinal a minha família é só gente má. Mas eu tenho este dom especial e vou salvar o mundo.” Apesar do título ter um significado, não percebo bem o seu enquadramento na história, se calhar li mal, ou então com menos atenção, mas a verdade é que o “anjo mecânico” não é lá grande coisa no livro. No inicio parece que sim, e que vai ter grande importância, mas depois o livro acaba e parece que a escritora se esqueceu um pouco dele.
Quanto à relação com os outros livros, vemos que este se passa antes não só pela marca temporal, da indumentária, das carruagens, cavalos etc., como também por algumas personagens, Magnus Bane, o Mago que ajuda Jace e Clary nos primeiros livros também aparece aqui, porém mais “novo”. Não temos uma revelação dele tão imponente como nos livros anteriores. Aqui é um simples mago que ajuda a Clave. Ouvimos também falar dos Lightwood que caso não saibam ou não se lembrem é a família que gere o Instituto de Nova Iorque, porém aqui são os antepassados deles. Temos também um clube Pandemonium tal como nos primeiros livros no entanto este é um bocadinho diferente. Não vos vou falar muito dele por causa dos spoilers.
Bem, vendo assim até parece que o livro não vale nada, mas não. Ele vale. Foi uma leitura agradável, menos cansativa que os outros três diga-se de passagem e há passagens do livro que nos mantêm ali agarrados. Tem mais acção, menos momentos mortos, se calhar porque não tem muitos cenários a descrever, nos primeiros três havia muito para dizer sobre os espaços.
Por fim, é um livro horrível de se terminar. Pela simples razão que acaba como se não acabasse. Não tem um fim. Tem de haver obrigatoriamente outro livro porque este simplesmente não acaba, é como se terminasse um capítulo, apenas e somente um capítulo.
Para mim isso é horrível, fico curiosa e não sei quando poderá vir o próximo. 

os outros três podes encontra-los aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário