segunda-feira, 20 de junho de 2011

Opinião: O pântano da meia-noite by Nora Roberts

Sinopse:
Depois de ter sonhado com a compra de Manet Hall durante vários anos, Declan Fitzgerald decide-se finalmente a dar esse passo. Larga o seu escritório de advogado em Boston e dispõe-se a dar início à imensa tarefa de restaurar a casa. Algum tempo depois, o jovem começa a interrogar-se sobre a veracidade de alusões ao facto de a casa estar assombrada. Sente uma crescente angústia, como se a casa fosse refém de um terror e de uma tristeza que nada nem ninguém podem controlar.A bela vizinha Angelina consegue distrai-lo desses pensamentos sombrios, mas também ela tem uma estranha relação com Manet Hall. E, para que ambos possam entregar-se à mútua paixão, será necessário desvendarem um segredo do passado, tão oculto e negro quanto o próprio pântano.

Opinião:
Uma historia triste, mas com final feliz.
Em primeiro lugar tenho a dizer que se a escrita fosse ainda mais descritiva, emocionalmente, eu teria chorado e chorado e gasto pacotes de lenços como se comem batatas.
O livro começa com um enquadramento histórico que nos mostra o que aconteceu naquela casa tão estranha cem anos antes. Uma mulher morre ali de uma forma doentia e horrível. E a sua filha acaba por pagar por erros que a mãe não cometeu, sendo privada de viver e ter aquilo que é seu por direito de nascença.
Aqui acredita-se em reencarnação e o homem que se apaixona por aquelas paredes e compra a mansão Manet vai ter que mudar o que pensa sobre fantasmas. Declan apaixona-se também pela sua vizinha Lena que de alguma forma também tem uma ligação àquela casa e a ele próprio. Juntos descobrem não só o que se passou com a mãe da bisavó de Lena, como também o amor.   
Não quero dar spoilers e por isso torna-se difícil dizer o que penso da história. Tem passagens que representam muita dor, porém não estão tão desenvolvidas que se consiga sentir, no entanto, eu tenho uma mente um tanto ou quanto de escritora e ponho a imaginação a trabalhar nessas alturas e dá asneira porque desato a chorar. Também existem momentos hilariantes que dão uma lufada de ar fresco à tragédia da casa.
Um livro a reler, sem dúvida.   

2 comentários:

  1. Gostaste? really? yeey.

    Este vai ser um dos ultimos a ler dela, talvez por todo esse suspense, mas espero ter tão boa opiniao como a tua =p

    ResponderEliminar
  2. é suposto eu devolver-te o livro? este não é a troca do outro? é só para eu me situar é que ja o levei para a praia. não quero danificar te o livro pensando que já é meu xD

    ResponderEliminar